O que é plano de saúde por adesão

As pessoas costumam ter muita duvida quando o assunto é plano de saúde. Isso ocorre porque são muitas opções. Ao mesmo tempo, não podemos ficar sem, então o melhor jeito é se informar. Vamos falar sobre umas das alternativas. Continue lendo o texto e entenda o que é plano de saúde por adesão.

Nos planos planos de saúde coletivos, existem tipos comuns: o plano de saúde coletivo empresarial – que cobre assistência medica para os funcionários contratados – e o plano de saúde por adesão coletivo.

O plano de saúde por adesão é indicado ás pessoas jurídicas ou a um grupo de pessoas que estão ligados a uma companhia, a uma associação, tal qual um sindicato. Dito isso, existe tanto o plano coletivo por adesão, quanto o individual por adesão.

Plano de saúde individual por adesão x Plano coletivo por adesão

Para ficar mais claro as principais diferenças entre os tipos de plano de saúde por adesão vamos considerar antes de tudo a questão da contratação. No plano individual por adesão. não tem nenhuma regra de contratação. Sendo assim, qualquer pessoa pode escolher essa modalidade.

Diferente do plano coletivo por adesão, que é preciso que o interessado faça parte de alguma empresa que tenha interesse em ter esse plano de saúde. Por esses motivos ele também é chamado de plano de saúde por categoria profissional.

Preço dos plano de saúde por adesão

Sobre os preços, dentro do plano individual por adesão, as tarifas seguem o que é estabelecido pelo contrato. No plano de saúde coletivo, esse valor pode chegar à metade do pago pelo plano de saúde individual.

Carência

Neste caso, o plano coletivo por adesão tem mais vantagens. E o plano individual é preciso esperar certo tempo para começar a usufruir de alguns tipos de tratamentos e atendimentos, no plano coletivo a carência na maioria das vezes tem o período menor.

Outro fator que muda entre um plano do outro tem a ver com à data de pagamento. Exemplo: no plano de saúde individual, a conta vende na data em que o contrato foi estabelecido. No plano de saúde coletivo, a data é programada. Na maioria das vezes nos dias 10 e 25 do mês.

Preços reajustados

Outra diferença entre os dois tipos de planos é o reajuste do preço que ocorre na mesma data de contratação do plano. Ao contrario do coletivo que é no mês escolhido pela organização contratante.